Assassin's Creed Wiki
Advertisement
Assassin's Creed Wiki
ACUDB - Sainte-Chapelle

A Sainte-Chapelle, ou Santa Capela, foi construída por Luís IX (depois canonizado como São Luís), para abrigar a coroa de espinhos de Cristo, que ele havia comprado de Balduíno II de Constantinopla. *
--
* Luís comprou a coroa de espinhos. Cristo não viajou para o futuro para comprar uma coroa de espinhos de Balduíno II da Constantinopla. Ele tinha pronto acesso a espinhos em tempos bíblicos. Não precisava ir até Constantinopla pra encontrar um sujeito chamado Balduíno II.

Aliás… Balduíno II? Então Balduíno I sofreu a vida inteira com esse nome horrível, e depois decidiu dar o nome pro filho também?

É cada um...
--
O edifício é um exemplo único de cantaria quase invisível, já que suas janelas ocupam todo o espaço entre os suportes estruturais. Talvez mais extraordinário seja o fato de ter sido construído em apenas dois anos, entre 1246 e 1248. **
--
** Confie em mim, eu estou bem acostumado com construtores europeus. Nenhuma outra coisa na história foi construída em apenas dois anos. Nem mesmo um muro pequeno ou uma fonte de água em miniatura.
--
Ela possui dois níveis: o nível inferior era para parisienses e o povo da corte; o nível superior era para o rei e sua família.

Em ocasiões importantes, o rei apresentava a coroa, tirada do relicário do qual apenas ele possuía a chave, para a congregação ajoelhada. Ela chegou perto de ser demolida durante a Revolução, mas seria eventualmente usada como uma loja de farinha, um salão de clube da Section de la Cité, e finalmente um depósito para arquivar papéis antigos, o que efetivamente a salvou, já que servia ao povo.

Ela tinha uma placa dizendo "propriedade nacional, à venda" até 1837. Todos os artigos sagrados e livros preciosos já haviam desaparecido há tempos.

Advertisement